sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Radiologia Industrial

                                                  

Mas o que é a Radiologia Industrial?                             Radiologia industrial é o uso das radiações ionizantes na área da indústria.
No setor petrolífero, as técnicas nucleares são utilizadas na perfilagem de poços de petróleo ao longo das paredes de um poço. A interpretação de gráficos resultantes ajuda a determinar a localização, quantidade e produtividade de petróleo e gás do poço. A Radiografia industrial é considerada uma das técnicas nucleares mais empregadas porque asseguram a integridade de vasos de contenção, caldeiras, tubulações e soldas em dutos onde serão aplicadas altas pressões para o transporte de produtos como gases, óleos, entre outros. Esta técnica é considerada de importância vital na segurança e qualidade, tanto de produtos quanto do meio ambiente, para trabalhadores e público em geral.
Outros exemplos do emprego dessa técnica na indústria podem ser vistos nos aeroportos e portos através do trabalho de inspeção com raios-X das bagagens, containers e pacotes que vão e vem de todo o país e do exterior.
Uso no controle de qualidade e ensaio não destrutivo
As indústrias também têm contratado profissionais da área para atuarem na garantia do controle de qualidade como, por exemplo, na indústria de bebidas, aonde as fontes de radiação vêm garantindo que os produtos cheguem ao mercado com a quantidade e qualidade exigidas. O conteúdo, o nível e a densidade são verificados através do uso de fontes de radiação. Na indústria de papel, que opera com medidas padronizadas, a utilização de técnicas nucleares garante que todas as folhas tenham a mesma gramatura. Na construção de estradas são utilizados medidores de densidade e umidade de solos.
Nas indústrias de autopeças e de aviação é de suma importância a realização de um ensaio não destrutivo, ou seja, verificar defeitos de fabricação ou de desgastes em motores, turbinas, fuselagem, no caso de aviões; e freios, rodas, motores, volantes, e equipamentos de segurança dos carros.
Também há uso intenso nas indústrias metalúrgicas, bem como na indústria naval, para verificar a qualidade da solda em cascos de navios.

Para os interessados nesse tipo de especialização:





Josilto de Aquino, D.Sc
Doutor em Engenharia Nuclear
Coordenador do curso de Especialização Técnica em Radiologia Industrial
CETB-RJ.

3 comentários:

  1. é ótimo saber que existem pessoas interesadas não apenas na questãofinanceira , mas tambem na questão de carater filozófico, pois eu acho que a radiologia não irá acabar, pois se não é consequente o inicio de tudo! companheiros tecnicos e tecnologos... mas amor a profissão é oque eu desejo... um abraço a todos...

    ResponderExcluir
  2. olá amigos,gostaria de colher mais informações sobre essa aréa pois estou concluindo o tecnico em radiologia..wevetonlima@hotmail.com,obrigado!

    ResponderExcluir
  3. OLÁ! SE EU FIZER RADIOLOGIA INDUSTRIAL EU TENHO TAMBEM QUE SE ESPECIALIZAR EM RADIOGRAFIA INDUSTRIAL, PARA ATUAR NO MERCADO DE TRABALHO?

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails