terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Tá Na Hora de Doar

0 COMENTÁRIOS

INCA pede ajuda

0 COMENTÁRIOS

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

0 COMENTÁRIOS

HUMILDADE x PODER - Parte 1

0 COMENTÁRIOS

HUMILDADE x PODER - Parte 1

Naquele dia percebi o Sr. Nessim Dayan apreensivo, um tanto ansioso. De repente ouço o toque da campainha – alguém estava à porta do escritório. Fui logo atender. Abri a porta com a atenção de costume e recepcionei um senhor baixinho, franzino. Este me cumprimentou com um sorriso franco no rosto. Falou para mim algumas palavras em seu idioma de origem, o Hebraico, que
eu confesso: não entendi nada. Mas deu prá perceber que eram palavras gentis.

Logo o Sr. Nessim surgiu e foi ao seu encontro um tanto eufórico, um tanto solene. O recebeu com um sorriso largo no rosto e com um ar de gravidade, de honra, com a dignidade de quem recebe uma celebridade.

Passado algum tempo, aquele “senhorzinho” decide ir embora. Ao sair, olha para mim, vem ao meu encontro e me cumprimenta - fala outras palavras que, mais uma vez, não as consegui entender, mas julguei, pelo seu olhar e pelo jeito simpático, que eram palavras gentis. À porta, despede-se do Sr. Nessim, e segue o seu caminho.

Tendo saído, Sr. Nessim volta-se para mim e pergunta: Samuel, você sabe quem é este homem? Respondi prontamente que não sabia. O Sr. Nessim, com aquele olhar solene, faz uma breve pausa e declara: General Uzi Narkis! (Comandante das Forças de Defesa de Israel durante a Guerra dos Seis Dias – juntamente com os generais Moshe Dayan e Yitzhak Rabin, entrou em Jerusalém quando da vitória desta guerra).

Começamos então a conversar longamente sobre esta ilustre visita. Eu disse ao Sr. Nessim que estava completamente impactado com a maneira gentil e simples como aquele personagem da história, um general tão importante, havia me tratado, sendo eu um simples Office-boy.

Na seqüência, narrei ao Sr. Nessim sobre um episódio que eu presenciei há alguns dias antes:

Atendendo a um pedido do Sr. Nessim, fui a uma empresa, num endereço próximo, para concluir uma operação de câmbio. Fui imediatamente conduzido à sala do sócio-diretor daquela empresa. Enquanto eu aguardava a chegada do dinheiro, aquele executivo mandou vir um funcionário. Quando este chegou, sequer conseguiu respirar – imediatamente foi atropelado por uma enxurrada de palavras grosseiras e agressivas, xingamentos e muita, muita humilhação – e isso tudo ali, na minha frente!

(Abro este parêntesis para registrar minha homenagem ao Sr. Nessim Dayan, que pelo tempo que o servi como Office-boy – nos quase 7 anos que o servi, sempre me tratou com a generosidade e a grandeza das almas mais excelentes. Tanto o Sr. Nessim, quanto sua esposa, Drª Evelyn, me tornaram prisioneiro de seu exemplo de vida e trato para com as pessoas humildes. Eu os amo, e declaro toda a minha gratidão. Não vejo que fui um funcionário, vejo que Deus me colocou ali como um estagiário para a vida, me entregando nas mãos de um excelente professor, um mentor, um verdadeiro mestre. Há traços da minha personalidade, do meu jeito, do meu caráter, das minhas falas inclusive, que reputo terem sido enxertados em mim, dada a minha admiração por este casal. Deus os abençoe ricamente, e que vivam muito mais que 120 anos!)

Após eu ter exposto o episódio vivido e o quanto fui tocado por um sentimento de compaixão por aquele funcionário, notei que o semblante do Sr. Nessim mudou, numa clara expressão de solidariedade com o meu sentimento. Neste momento, com a sabedoria de sempre, o Sr. Nessim me diz: Samuel, “QUEM TEM PODER GERALMENTE É HUMILDE, POR QUE SABE QUE TEM PODER. NÃO PRECISA HUMILHAR NINGUÉM PRÁ MOSTRAR QUE TEM PODER. ELE SABE QUE TEM PODER”.

Há algumas postagens anteriores eu propus o seguinte exercício reflexivo: Na sua opinião, seria possível haver alguma conexão entre Humildade e Poder?

Ao longo da minha vida conheci muita gente, das mais ricas às mais pobres; das mais cultas às mais simples. Conheci gente que nunca sentou num banco de escola, mas tinha a sabedoria de fazer sentar qualquer doutor.

De todos os tipos que eu conheci na vida, um em especial sempre me fascinou: aquele tipo de pessoa que mesmo sendo uma autoridade no campo da sua ciência, do seu conhecimento, da sua experiência, nunca se esqueceu do primeiro passo da sua vida. Do quanto este foi importante. Do quanto este precisa ser reverenciado. Nunca se esqueceu da mais absoluta ignorância do começo. Dos erros do começo. Dos tropeços do começo. Da pequenez do começo.

Ninguém nasce grande! Para ser grande um dia, tem que ser pequeno hoje. Em sendo grande, esquecer que um dia foi pequeno é denunciar clara e inequivocamente que a sua altivez o consumiu de tal maneira que lhe impediu de aprender a ser gente. Coitado, tornou-se um pobre de espírito – agora, precisa de dinheiro para comprar amigos, atenção, reconhecimento e glória. Precisa humilhar as pessoas, olhar com altivez, ser inacessível, distante. Precisa a todo tempo mostrar seus diplomas - como se fossem pirulitos de barbearia*, para chamar a atenção para si; precisa de holofotes – pagos é claro -, precisa mostrar que tem poder.

Quem de fato tem poder geralmente é humilde. É reconhecido pela sua luz, não precisa de holofotes. Quem tem poder sabe que tem poder. O poder do reconhecimento dos tempos de sua pequenez, do seu sacrifício, das noites não dormidas, dos choros, das desesperanças, dos fundos do poço, da resiliência, da resistência, do puxar a corda pro lado certo, do lutar contra a maré. Quem tem poder carrega consigo as marcas e as cicatrizes das muitas guerras que precisou travar. Estas marcas, estas cicatrizes, os fazem lembrar daquilo que foi um dia.

Quem tem poder chora. Isso mesmo, chora, chora sim! Não tem vergonha de chorar não. Chora o choro da gratidão, o choro da vitória, o choro lindo do poder. Quem tem poder tem a leveza e a desenvoltura do abaixar-se, de se colocar pequeno de novo, de se aproximar de seu semelhante e dizer: vem comigo, vem! Levanta a cabeça, anda! Olha prá mim, tá vendo essas marcas?

São as marcas de quem um dia esteve no seu lugar.

----------------------------------------------------------------------------

* Pirulitos de barbearia, ou postes de barbearia, eram dois postes listrados geralmente nas cores vermelho, azul e branco, que eram instalados à frente da barbearia para chamar a atenção das pessoas que passavam. Geralmente eram luminosos e giravam.


terça-feira, 22 de janeiro de 2013

VIVA os sonhadores!

1 COMENTÁRIOS

Sonhei! Sonhei sim a minha vida toda.

Quando se diz que uma pessoa é um grande sonhador, dependendo de quem seja esta pessoa, ou seja, se esta for alguém com certo destaque ou projeção, ou mesmo que tenha nascido em “berço de ouro”, logo é reconhecida como um idealista, um visionário, um virtuoso. Por outro lado, se a figura em questão for um ilustre desconhecido, um... “desprovido de virtudes natas” – pobre -, é logo sentenciado como sendo um lunático, um ingênuo, um fantasioso – alguém que não tem nada melhor prá fazer na vida; alguém que tá mesmo é precisando de uma boa e velha “trouxa de roupas prá lavar” ou um “terrenin prá capiná”. 

É óbvio que no meu caso, a segunda definição era a mais preferida por todos.


Ontem fiz uma caminhada enorme – gosto muito de caminhar -, e enquanto caminhava fiz esta reflexão. Como fui podado em meus sonhos! Como fui frustrado em meus sonhos! Como fui “zoado” pelos meus sonhos! Como fui criticado pelos meus sonhos! 


Por outro lado, ao longo da minha vida, como tive “vampiros” ao redor de mim, ávidos por sugarem os meus sonhos, e assumi-los prá si, como se deles fossem os seus reais possuidores! Calei-me.


Já há mais que sete anos tenho o prazer de palestrar para estudantes. Especialmente, para estudantes. Orgulhosamente, para estudantes. Técnicos, Tecnólogos, Universitários, já falei a muitos - perdi a conta de quantos, só sei que foram muitos. Particularmente trato-os com muito respeito e até mesmo com certa reverência. Não importa qual seja a sua idade, todos possuem a mesma essência, o mesmo coração, a mesma esperança, o mesmo encanto, e muitos, muitos sonhos. Como eu os respeito! Estive em sua pele e sei bem o que é iniciar um novo projeto de vida, desejar dias melhores, investir numa direção, numa proposta, na realização de um sonho, e ver pessoas, às quais deveriam ser as maiores incentivadoras, puxando a gente prá baixo.


Não sou contra o argumento de que é preciso ser realista; que não devemos cultivar falsas ilusões, e que, sobretudo, a razão deve falar mais alto. Entretanto, razão demais causa letargia, medo, mesmice, e em alguns casos crônicos, mediocridade. Por outro lado, as mentes mais geniais de toda a história da humanidade, sem exceção, foram grandes sonhadores, muitos dos tais, considerados lunáticos.

Sonho, seguido de atitude, produz realização. Toda realização, resultado de um sonho, produz história. História com “agá” maiúsculo. História que nos enche de orgulho e que contagia a muitos.


Na poesia de Milton Nascimento, uma canção que fez história:

“Já podaram seus momentos, desviaram seu destino. Seu sorriso de menino quantas vezes se escondeu. Mas renova-se a esperança. Nova aurora, cada dia. E há que se cuidar do broto, pra que a vida nos dê flor, flor e fruto. Coração de estudante, há que se cuidar da vida, há que se cuidar do mundo. Tomar conta da amizade, alegria e muito sonho,espalhados no caminho. Verdes, planta e sentimento, folhas, coração, juventude e fé.”

Meu VIVA aos estudantes, aos sonhadores!
Samuel Pessoa

VIVA 2013!!!

0 COMENTÁRIOS

Em meu último post no facebook eu havia dito que 2012 foi um ano extraordinário para mim, e foi mesmo! 

Já nas últimas semanas de 2012, e neste início de 2013, me detive especialmente num esforço reflexivo e no estabelecimento de alguns planos de metas e objetivos para 2013. 

Saí para o meu descanso de final de ano e voltei “bombando” otimismo. Sabe, são tantos os projetos, os objetivos, os sonhos...! Mas o melhor mesmo é a garra, a gana, aquela vontade de “entrar logo no ringue”, de começar logo a “lutar”. É incrível como em minha mente a vitória é certa!

Em minha mente não me imagino sendo derrotado, apenas lutando, mas lutando prá vencer. Em minha mente, a visão da luta me fascina. Penso nela o tempo todo. Sei que preciso de disciplina, esforço, técnica e preparo. Sei que preciso de planejamento, pois é aí que eu venço a luta!

Sou consciente de que existe um adversário, e que este também tem seus objetivos, e parte dos seus objetivos está em me vencer. Existem forças contrárias tão fortes quanto eu. Tão determinadas quanto eu. Por isso, planejar, planejar bem, não é apenas preciso, é fundamental.


Ter um objetivo claro na mente e determinar um tempo para a realização deste objetivo, devem fazer parte deste planejamento. Entretanto, planejar só, não se vence uma luta. É preciso por em prática aquilo que se planejou.


Atitude é a palavra chave! Atitude é a conexão perfeita entre Disciplina e Vontade.


Num país de “Maria, Maria, é preciso ter força, é preciso ter raça, é preciso ter gana sempre”. Quem traz no corpo essa marca – Maria, Maria – mistura a dor e a alegria. Mas é preciso ter manha, é preciso ter graça, é preciso ter sonho sempre. Quem traz na pele essa marca, possui a estranha mania de ter fé na vida”.


Por fim, fica a dica de Marcelo Sales, jovem empresário, fundador da Movile, Empreendedor Endeavor, e fundador da aceleradora de negócios 21212.com:


“Faça chuva ou faça sol. Esteja você de bom humor ou de mal humor. Esteja você com sorte ou com azar. Mas todo dia dê um passo a mais em direção ao seu objetivo. Todo dia faça alguma coisa pra se aproximar em direção ao seu objetivo. Pode ser um e-mail, pode ser uma ligação, pode ser uma mensagem de texto, pode ser o que você achar que vai trazer você mais perto do seu objetivo. Pode ser estudar uma coisa nova. Mas todo dia dê um passo. Por que no final de um ano você vai ter dado 365 passos em direção ao seu objetivo. (...) No dia que você estiver de bom humor, com sorte e sol, dá um corridão, sai correndo. Mas todo dia dê mais um passo.”


Samuel Pessoa

QUANTO VALE A SUA VIDA?

0 COMENTÁRIOS

Quer saber, eu quero comprá-la! É verdade, pode acreditar, e eu posso pagar. E aí, dá teu preço anda! Ah, já sei, você é daquele tipo de gente que diz que não tem preço, que não se vende por coisa alguma né? Quanta inocência!

Você sabe aquele ex-ministro da justiça que vem defendendo no Supremo Tribunal Federal os dirigentes do Banco Rural, já condenados por Gestão Fraudulenta e Lavagem de Dinheiro no processo do Mensalão? O Advogado Márcio Thomaz Bastos, esse mesmo, um dos maiores advogados criminalistas do país. Pois é, ele recebeu 15 Milhões de Reais para defender também o bicheiro Carlinhos Cachoeira e provar que ele é santo!

Uma das maiores audiências da TV brasileira, o Big Brother Brasil é outro exemplo disso. Veja você que 12 pessoas vendem suas vidas para a Rede Globo por 3 meses na esperança de ganhar 1,5 milhão de reais. Elas ficam absolutamente confinadas, se comprometem a participar das mais bizarras invenções psicossociais que às expõe no limite de suas emoções e capacidade de raciocinar coerentemente, fazendo-as voluntária e involuntariamente mostrarem não só suas sensualidades, mas também, todo o seu lado mal e todas as suas esquisitices.

TODOS TEMOS O NOSSO PREÇO! Ainda acha que não?

Pois eu lhe convido a fazermos um exercício bastante simples, entretanto, muito revelador.

Quanto você acha que vale a sua vida? Responda vamos! Isso mesmo, quanto você acha que vale a sua vida? Ah, não me venha com essa de que a sua vida vale muito, que não tem preço! Vamos lá, mentalize! Pois então me deixa te ajudar. Como propus anteriormente, digamos que eu esteja disposto a comprar a sua vida. Mas não como no BBB! Eu sou mais audacioso, e mais generoso também. Eu estou disposto a comprar a sua vida por um ano inteirinho. Isso mesmo! 365 dias inteiros.

Mas quanto eu estaria disposto a pagar por você? Sejamos justos. Segundo a Revista Forbes, atualmente o homem mais rico do mundo é um empresário mexicano chamado Carlos Slim Helú, de 72 anos, que teve sua fortuna avaliada em 69 Bilhões de dólares. Se dividirmos sua fortuna pelos seus anos de vida, isso daria algo em torno de 958 milhões de dólares por cada ano de sua vida. Muito possivelmente no ano que vem, ele já terá alcançado a cifra de 1 Bilhão de dólares por cada ano de sua existência. Taí! Que tal ficarmos com esse valor?

Pois bem, já encontramos um valor razoavelmente justo pela sua vida por um ano inteiro. Então, como estou pagando, eu gostaria de compreender melhor o que isso significa; quanto estará me custando todo este investimento.

Se eu dividir 1 Bilhão de dólares pelos 365 dias de um ano, isso resultará num investimento de US$ 2.739,726.00 por dia. Se eu dividir esta quantia por 24, que seriam o número de horas de um dia, terei chegado a US$ 114,115.25 por cada hora. Dividindo ainda este montante por 60, finalmente tenho a consciência de que estarei investindo US$ 1,902.58 por minuto em você. Considerando que a cotação de hoje do dólar está em R$ 2,02, isso quer dizer que, para efeito deste exercício, estamos considerando que você vale exatos R$ 3.843,22 por minuto. Pois bem, era exatamente onde eu gostaria de chegar.

Quando o assunto tem a ver com o quanto a nossa vida é valiosa, fica fácil concluir que ela não tem preço. Propositalmente conduzi este raciocínio para apresentar uma importante questão: Até que ponto, paradoxalmente, não estaríamos conduzindo nossas vidas de tal modo a indicar justamente o contrário?

Tente fazer um exercício pessoal: considerando que o seu dia tem 24h e que, pelo menos 8 dessas 24h você passa dormindo, como você utiliza as demais 16h de seu dia? Quanto dessas 16h, verdadeiramente, tem sido essencial, útil, produtivo para você? Quanto dessas 16h tem representado valor para você, para a sua família, para a sociedade, para a humanidade? Quanto dessas 16h não tem sido pura perda de tempo? Quanto tempo você perde dentro de um ônibus, num engarrafamento, para ir e vir ao trabalho? Quanto tempo você perde na frente da TV assistindo a programações que não acrescentam absolutamente nada? Quanto de seu precioso tempo você passa diante de um computador em meio a jogos e internet além do que seria razoável? Agora multiplique todo esse tempo por R$ 3.843,22 por minuto, e você será capaz de avaliar o quanto temos ganhado ou perdido a cada dia da nossa vida.

Há uns bons anos eu costumava ouvir a Rádio Relógio, 130 AM. Esta rádio possuía um slogan que era exatamente assim: “A cada minuto que passa, um milagre que não se repete.” Poderíamos também afirmar que, a cada minuto que passa, um tempo que nunca mais teremos de volta. Tempo esse que um dia poderá representar histórias alegres e divertidas de como valorizamos a vida como justamente ela deveria ter sido valorizada, ou histórias que teremos vergonha de contar, justamente por lembrar do quanto jogamos fora um tempo precioso de vida que nunca mais teremos de volta.

Comece já a valorizar cada minuto da sua vida; estude, estude mais, estude mais ainda; assuma atitudes responsáveis e saudáveis; cuide bem do meio ambiente, plante uma árvore; dê um abraço forte no seu pai, beije a sua mãe; beije também o seu filho, beije a sua filha, beije ambos todos os dias; ame e seja fiel; trate o próximo como você gostaria de ser tratado, enfim, faça tudo de bom que for possível fazer e que estiver ao seu alcance para ser feito durante todo o seu rico dia.

A Octogenária Cora Coralina disse certa vez: “Não podemos acrescentar dias à nossa vida, mas podemos acrescentar vida aos nossos dias”.

Afinal, quanto vale a sua vida?


Samuel Pessoa

Você Tem Certeza que Sabe Amar...? Sabe mesmo...?

0 COMENTÁRIOS

Por que...

"Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine. Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, mas não tiver amor, nada serei. Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, mas não tiver amor, nada disso me valerá.

O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta."

Nas palavras de Renato Russo: “O amor é o fogo que arde sem se ver; é ferida que dói e não se sente; é um contentamento descontente; é dor que desatina sem doer.”

Deu prá reparar? Amar é muito mais que um sentimento, é uma atitude. Amar é um verbo, e todo verbo prá ser verdadeiro tem que ter ação. É coisa do Eu, Tu e Ele; prá nós, prá vós e prá eles.

Falar de amor é fácil, fácil mesmo... o difícil é ser verbo... na nossa vida, no nosso trabalho, na nossa escola, na nossa vizinhança, com nossas amizades, com nossos colegas, com nossos parentes, com a pessoa amada, todo dia, toda hora, a qualquer instante, por um reflexo ou por atenção, não importa, desde que seja verdadeiro, natural.

A verdade é que tudo, tudo mesmo, no verbo amar se torna perfeito. Até mesmo o choro e a dor de quem ama é bonito de ver, porque é verdadeiro. Quem faz o que ama, faz melhor; quem ama o que faz se supera, até mesmo quando tudo parece difícil. Dizem que o impossível se torna possível quando o verbo amar assume as rédeas da questão.

Experimenta... vai!

Samuel Pessoa

PROATIVO X REATIVO... Quem é você...?

0 COMENTÁRIOS

* Pessoas REATIVAS são aquelas que pensam e atuam dentro de padrões de causa e efeito. 
* Pessoas PROATIVAS influenciam o meio, garantem harmonia, direcionam boas energias, iluminam tudo e a todos a seu redor. Nunca se sentem vítimas das circunstancias. Escolhem com sabedoria as coisas que podem influir para uma mudança significativa que atenda a muitos.

* Quando um PROATIVO comete um erro, diz: “Enganei-me”, e aprende a lição.
* Quando um REATIVO comete um erro, diz: “A culpa não foi minha”, e responsabiliza terceiros.

* Um PROATIVO sabe que a adversidade é o melhor dos mestres.
* Um REATIVO sente-se vítima perante uma adversidade.

* Um PROATIVO sabe que o resultado das coisas depende de si.
* Um REATIVO acha-se perseguido pelo azar.

* Um PROATIVO trabalha muito e arranja sempre tempo para si próprio.
* Um REATIVO está sempre “muito ocupado” e não tem tempo sequer para os seus.

* Um PROATIVO enfrenta os desafios um a um.
* Um REATIVO contorna os desafios e nem se atreve a enfrentá-los.

* Um PROATIVO compromete-se, dá a sua palavra e cumpre.
* Um REATIVO faz promessas e quando falha só se sabe justificar.

* Um PROATIVO diz: “Sou bom, mas vou ser melhor ainda”.
* Um REATIVO diz: “Não sou tão mau assim... há muitos piores que eu”.

* Um PROATIVO ouve, compreende e responde.
* Um REATIVO não espera que chegue a sua vez de falar.

* Um PROATIVO respeita os que sabem mais e procura aprender algo com eles.
* Um REATIVO resiste a todos os que sabem mais e apenas se fixa nos seus defeitos.

* Um PROATIVO sente-se responsável por algo mais que o seu trabalho.
* Um REATIVO não se compromete nunca e diz sempre: “Faço o meu trabalho e é quanto basta”.

* Um PROATIVO diz: “Deve haver uma melhor forma de o fazer”.
* Um REATIVO diz: “Sempre fizemos assim. Não há outra maneira”.

* Um PROATIVO é PARTE DA SOLUÇÃO.
* Um REATIVO é PARTE DO PROBLEMA.

* Um PROATIVO consegue “ver a parede na sua totalidade”.
* Um REATIVO fixa-se “no azulejo que lhe cabe colocar”.

* Um PROATIVO lê esta mensagem e passa aos amigos...
* Um REATIVO lê esta mensagem e se FECHA...

...acredita que esta mensagem foi feita só para ele.

Extraído da Palestra "Proativo - Ser ou não Ser? Eis a questão."


Samuel Pessoa

Eventos

1 COMENTÁRIOS
Agenda de EVENTOS 2013


Janeiro
Local: CREMEC - Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará
R. Floriano Peixoto, 2021 - José Bonifácio CEP.: 60.025-131 Fortaleza - Ceará


















MARÇO
European Congresso of Radiology – ECR 2013
Data: 07 a 11/03/2013 Quinta a Segunda
Local: Austria Center Vienna
Bruno-Kreisky-Platz 1
1220 Vienna, Austria
Inscrições:

Workshop Multidiciplinar de Radiologia em Nova Iguaçu
16 de março de 2013
Horário: 08:00
Mont Blanc Apart Hotel
Centro Nova Iguaçu - RJ

ABRIL
IX Congreso Regional de Seguridad Radiologica y Nuclear – IRPA
III Congresso Brasileiro de Proteção Radiológica
Data: 15 a 19/04/2013
Local: Rio de Janeiro-RJ
Inscrições:
Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica - SBPR














MAIO
43ª Jornada Paulista de Radiologia – JPR’2013
14º Congresso Mundial de Ultrassonografia – WFUMB'2013
Data: 02/05/2013 a 05/05/2013 Quinta a Domingo
Horário: 8:00 Horas
Local: Transamérica Expo Center
Av: Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387
Santo Amaro São Paulo-SP
(Acesso pela Av: das Nações Unidas – Marginal Pinheiros, Ponte Transamérica)
Inscrições:
Sociedade Paulista de Radiologia e Diagnóstico por Imagem - SPR
Tel: (11) 3284–3988
Fax: (11) 3284–3152
E–Mail: radiol@spr.org.br

Setembro











Breve mais informações: www.broonell.com

Agenda  2014
MAIO 
28th International Congress of Radiology - ICR 2014
Data: Maio/2014
Local: Sharm El Sheikh Egito
Inscrições:
Website: http://www.icr2014.org/ 

JUNHO 
18th World Congress of the International Society of Radiographers and Radiological Technologists (ISRRT)
Data: 12 a 15/06/2014 Quinta a Domingo
Local: Helsinki Finlândia
Inscrições:
Website: http://www.isrrt2014.fi      

Eventos Realizados 2012
2ª Jornada Norte-Nordeste de Tecnologias Radiológicas
Data: 02 a 04/11/2012 Sexta a Domingo
Horário: 8:00 Horas
Local: Teatro Atheneu
Rua: Vila Cristina
São José Aracajú-SE
Investimento:
Estudantes
R$ 70,00 Até 31/07/2012
R$ 90,00 Até 31/08/2012
R$ 110,00 Até 30/09/2012
R$ 130,00 Até 26/10/2012
Profissionais
R$ 90,00 Até 31/07/2012
R$ 120,00 Até 31/08/2012
R$ 140,00 Até 30/09/2012
R$ 160,00 Até 26/10/2012
Inscrições:
CRTR-SE 7ª Região
Tel: (79) 3222-0234
E-Mail: contato@jnntr2012.com.br
Website: http://www.jnntr2012.com.br/ 

Movimento “Eu Amo a Radiologia”
Dia do Profissional em Técnicas Radiológicas
“Pela valorização profissional, pelo reconhecimento,
venha você profissional, estudante ou amante da Radiologia”
Data: 08/11/2012 Quinta
Horário: 10:00 às 21:00 Horas
Local: Cinelândia
Centro Rio de Janeiro-RJ
Realização:
Conselho Regional de Técnicos em Radiologia Rio de Janeiro 4ª Região – CRTR-RJ
Associação dos Profissionais das Técnicas Radiológicas do Estado do Rio de Janeiro – APROTERJ
Sindicato dos Técnicos e Auxiliares em Radiologia do Estado do Rio de Janeiro – STARERJ
Informações:
CRTR-RJ
Tel: (21) 2262-1446 / (21) 2262-5755
Website: http://www.crtrrj.gov.br/ 

II Congresso Internacional de Radiologia
Data: 09 a 10/11/2012 Sexta a Sábado
Local: Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra
Rua: 5 de Outubro
S. Martinho do Bispo
Apartado 7006
3046-854 Coimbra Portugal
Inscrições:
Tel: +351 239-801-008
Fax: +351 239-810-653
Telm: +351 912-520-572
E-Mail: congresso@radestes.eu
Website: 
http://www.radestes.eu 


I Simpósio de Tecnologias em Radiologia Geral
Data: 10/11/2012 Sábado
Horário: 8:30 Horas
Local: Auditório Cenib
Av. Rio Branco, 257 - 2º Andar
Cinelândia Rio de Janeiro-RJ
Inscrições:
Tel: (21) 2262-2001
E-Mail: eventos@cenib.com.br
Website: http://www.cenib.com.br/ 

I Jornada do CRTR 19ª Região AM/RR
“A Evolução Profissional das Técnicas Radiológicas”
Data: 09 a 10/11/2012 Sexta a Sábado
Horário: 8:00 Horas
Local: Auditório UNIP
Av: Mário Ypiranga, 4390
Parque 10 de Novembro Manaus-AM 
Inscrições:
CRTR 19ª Região AM/RR
Tel: (92) 3308-6914 / (92) 3213-9583
E-Mail: atendimento@crtr19.gov.br
IV Evento de Diagnóstico por Imagem do Instituto Cimas
Data:11/11/2012 Domingo
Horário 8:00 Horas
Local: Centro de Convenções auditórios Paulista
Av: Paulista, 1776
Cerqueira César São Paulo-SP
Investimento:
Congressitas que irão assistir online
R$ 120,00 Até Dia 20/10/2012
R$ 150,00 Após
Congressitas Presencial
R$ 100,00 Até Dia 20/10/2012
R$ 130,00 Após
Congressitas ex-alunos
R$ 80,00 Até Dia 20/10/2012
R$ 100,00 Após
Congressistas online ex-alunos
R$ 100,00 Até Dia 20/10/2012
R$ 120,00 Após
Inscrições:
Website: http://www.congressocimas.com.br/ 


XVII Congreso Venezolano de Radiología y Diagnóstico por Imágenes - SOVERADI 2012
Data: 14 a 17/11/2012 Quarta a Sábado
Horário: 8:00 Horas
Local: Hotel Reinasseise de la Castellana
Eugenio Mendoza Con Calle Urdaneta, 1060
Caracas Venezuela 
Ivestimento:
Técnicos em Radiologia
Bs. 1.500,00 Até 31/08/2012
Bs. 1.800,00 Após 31/08/2012
Inscrições:
Sociedad Venezolana de Radiología y Diagnóstico
por Imágenes
Sra. Ana T. Vizcaya
Tel: 04241646456
E-Mail: soveradi.ofc@gmail.com
Lic. Alejandra Jiménez
Tel: 0414 9908110
E-Mail: eventosoveradi@gmail.com
Lic. Vanessa Sánchez
Tel: 04142417014
E-Mail: katongaproducciones@gmail.com
Website: http://www.soveradi.org.ve

X Jornada Catalana de l'ACTEDI 
Data: 16/11/2012 Sábado
Horário: 9:00 Horas
Local: Hotel U232
Comte d'Urgell, 232 - 08036
Barcelona Espanha
Investimento:
40 € Membros ACTED
40 € Estudantes
70 € Não Membros da ACTED
Inscrições: 
ACTEDI – Associació catalana de tècnics en imatge per al diagnòstic
Tel: 0034 932 212 242 | Tel: 0034 630 380 886 
Website: http://www.actedi.net/ 

II Simpósio de Radiologia do Hospital Eduardo Rabello/IASERJ
Data: 17/11/2012 Sábado
Horário: 8:00 Horas
Local: Hospital Eduardo Rabello/IASERJ
Estrada: do Pré, S/N 
Campo Grande Rio de Janeiro-RJ
Investimento:
3 Kg alimento não perecível
Inscrições:
Centro de Estudos
(21) 2333-6729 / (21) 2333-6727
Website: http://www.crtrrj.gov.br 

1° Simpósio de Radiologia
“08 de Novembro Dia dos Profissionais em Técnicas Radiológicas”
Data: 17/11/2012 Sábado
Horário: 8:00 Horas
Local: Hotel Londristar
Rod: Celso Garcia Cid, Km 74,5 - nº 3225 (Próximo a UEL)
Londrina-PR
Investimento:
R$ 35,00
Inscrições:
Delegacia Regional de Londrina CRTR-PR
Tel: (43) 3322-2130 
E-Mail: secretaria2@crtrpr.org.br
Website: http://www.crtrpr.org.br 

Seminário de Radiologia CTER
Data: 18/11/2012 Domingo
Horário: 8:00 Horas
Local: Hotel Mont Blanc
Rua: Passo da Pátria, 105
25 de Agosto Duque de Caxias-RJ
Investimento:
R$ 40,00 Estudantes
R$ 50,00 Profissionais
Inscrições:
CTER
Tel: (21) 3248-8271
Cel: (21) 7386-3199 Claro / (21) 8059-0664 TIM / (21) 8592-3809 OI
E-Mail: cterdc@gmail.com
Blog: http://seminarioctercaxias.blogspot.com.br/ 

IX Simpósio de Radiologia Médica
“A Evolução do conhecimento científico na Radiologia Médica”
Data: 24/11/2012 Sábado
Horário: 8:00 Horas
Local: UNIG
Av: Abílio Augusto Távola, 2134
Dom Rodrigo Nova Iguaçu-RJ
Investimento:
R$ 60,00
Inscrições:
Destake Escola Técnica
Tel: (21) 2627-6109 / (21) 2668-1751 

Grande Encontro de Saúde
“Com inauguração do auditório Ceviw”
Data: 25/11/2012 Domingo
Horário: 8:30 Horas
Local: Sítio Ceviw
Rua: Dois, 1506
Belo Horizonte Japeri-RJ
Investimento:
R$ 90,00 ou 2X R$ 45,00
Inscrições:
Tel: (21) 2224-8545 Ceviw Centro / (21) 2696-2163 Ceviw Mesquita 

DEZEMBRO

Jornada Iguaçuana dos Profissionais das Técnicas Radiológicas
“Um evento que será um marco na História da Baixada Fluminense”
Data: 01/12/2012 Sábado
Horário: 8:30 Horas
Local: Apart Hotel Mont Blanc
Rua: Dr. Mário Guimarães, 53
Centro Nova Iguaçu-RJ
Investimento:
R$ 60,00 Estudantes
R$ 80,00 Profissionais
Inscrições:
Tel: (21) 3794-4900
Cel: (21) 7512-3351 Oi / (21) 9107-2669 CLARO
E-Mail: ale.pda@hotmail.com
E-Mail: alessandravasconcelos@yahoo.com.br 

IV Seminário Sul Capixaba Sobre Técnicas Radiológicas
Data: 09/12/2012 Domingo
Local: Cachoeiro Itapemirim-ES
Inscrições:
PROTEC-X
Coordenação Científica: Adriano Gallo Borges
Tel: (28) 9885-5991  / (22) 9938-7088  / (21) 9505-1156
E-Mail: protec-x@hotmail.com

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails